Proposta Pedagógica
Com base na proposta sociointeracionista, fundamentamos o aprendizado em projetos pedagógicos que estimulam a imaginação, a curiosidade e o interesse dos alunos pelo conteúdo.
Por meio da experimentação, a criança desenvolve a capacidade de criar, recriar e dar novos significados àquilo que aprendeu, tornando-se um ser único, individual e capaz de interagir como um ser social.
Nossa proposta pedagógica é baseada em três eixos:
Programa Bilíngue
No Projeto Bilíngue da Global Tree, o conteúdo é integrado aos projetos que são trabalhados na escolaridade — modelo internacionalmente conhecido como Content and Language Integrated Learning (CLIL) e nacionalmente conhecido como “Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem”.
O “Global Tree Curriculum”, além de estar em conformidade com a BNCC, foi inspirado nas melhores práticas internacionais. Por meio de jogos, músicas, aulas de culinária e outras atividades divertidas, que acontecem em inglês, as crianças ampliam o repertório cultural, e o aprendizado da língua acontece naturalmente.
Por exemplo: enquanto as crianças do Maternal I estão trabalhando o Projeto Identidade na parte da manhã, nos encontros em inglês, que acontecem no contraturno, seguem conversando sobre seus sentimentos e trabalhando o esquema facial para expressarem como se sentem.
Assim, as crianças experienciam o uso da segunda língua brincando!
Desenvolvimento humano
Acreditamos que o papel da escola vai muito além do conhecimento e das habilidades cognitivas. Não basta apenas o conteúdo acadêmico, é preciso entendimento de como aplicar esse aprendizado em busca de um bem comum. Dessa forma, as competências dividem-se em três grandes domínios: cognitivos, interpessoais e intrapessoais.
Diferenciais:
- Estímulos para competências fundamentais
- Consciência ecológica
- Estímulos transversais
- Formação da dimensão social e emocional
- Gestão de pensamentos e emoções
- Habilidades de relacionamento
- Mais do que conteúdo
- Ser é mais do que saber
Aprendizagem criativa
Trabalhamos as competências da BNCC por meio da transformação das salas de aulas tradicionais em micromundos. A partir dessa exploração, as crianças desenvolvem a curiosidade e fazem uma série de pontes com o currículo tradicional e com o Projeto Político Pedagógico da nossa creche.
Diferenciais:
- Aprender brincando
- Construção ativa do conhecimento
- Gerar interesse e despertar a curiosidade
- Gestão do pensamento e das emoções
- Incentivar a colaboração
- Pensamento maker
- Potencializar o raciocínio e a geração de ideias
- 4P’s: projeto, parceria, paixão e pensar brincando